terça-feira, 20 de setembro de 2016

"30 ideias para viver melhor". Dia 9.

Os antioxidantes são poderosos, disso ninguém duvida. Têm nomes como selénio, zinco, vitamina A, C e E, betacarotenos, cobre, flavonóides entre outros. Cada vez se refere a necessidade crescente de ingerirmos diariamente alimentos ricos em antioxidantes, como forma de combater o excesso de stress que a vida nos leva a viver e de prevenir os danos causados pelo mesmo. Conhecer os alimentos que são ricos em antioxidantes é importante para que se possa integrá-los bem no nosso plano de alimentação.

  • Selénio - Cereais Integrais, miúdos, frutos do mar
  • Zinco - Frutos secos, frutos do mar, carne vermelha, carne de aves, leite e derivados
  • Vitamina A e Beta-Carotenos (percursor da vitamina A) - Cenoura, abóbora, manga, alperces, pimentos vermelhos
  • Vitamina C - Citrinos, kiwi, goiaba, papaia, maracujá, frutos vermelhos, salsa, brócolos e outros hortícolas verde escuro, tomate, batata doce, melão, abacaxi
  • Vitamina E - Azeite, Frutos secos e sementes
  • Cobre - Frutos do mar, miúdos, cereais integrais, hortícolas verde-escuro
  • Flavonóides - Chá branco, chá verde, vinho tinto, uvas, frutos vermelhos, linhaça, soja, mel

Comecei esta semana com vontade de combater o stress dos últimos tempos. Cansaço e alguma fraqueza acusam a falta de férias e a exaustão. Peguei num punhado graaaande de frutos vermelhos e incluí-os no pequeno almoço sob a forma de batido. Não é nenhuma novidade nem me vai acabar com os radicais livres em três tempos. O que mudou em mim é que o bebi em consciência e não como uma simples ingestão de comida. Verdadeiramente senti-lhes o sabor, a textura, o cheiro e tive a noção de que estava a ingerir saúde. Bebi em mindful eating e concluo agora que uma alimentação consciente contribuirá para melhorar o meu bem estar e o de quem a praticar!

Delicious*

Sem comentários:

Enviar um comentário